Projeto Libolo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Acaba de ser lançada a edição temática de 2022 da Revista do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos da Universidade de São Paulo – Brasil). Esta revista apresenta nove artigos da edição temática “O contato linguístico e a área transatlântica”, organizada pelos professores doutores Alexander Cobbinah (USP - Universidade de São Paulo), Carlos Filipe Guimarães Figueiredo (Universidade de Macau) e Márcia Santos Duarte de Oliveira (USP), sendo os dois últimos, como sabemos, os coordenadores do Projeto Libolo.

Esta publicação inclui um artigo no âmbito do Projeto Libolo, intitulado “Análise comentada do manuscrito Guia de conversação portuguesa para uso dos libolos pelos missionários da Missão Católica de Calulo, do padre Renato Robert”. Este artigo é de autoria do Prof. Dr. Carlos Figueiredo, em coautoria com duas colegas da USP, ambas pesquisadoras do Projeto Libolo (Prof. Dras Margarida Petter e Vanessa Monte).

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

O Projeto Libolo conta com mais uma tese de mestrado, desta vez da autoria de Pasky Ho Pak Ki, licenciado pela Universidade de Macau (UMAC) e aluno do Prof. Dr. Carlos Figueiredo.

Tal como noticiámos na altura, vários estudantes da UMAC, entre eles Pasky, então finalista do quarto ano, integraram a equipa de pesquisas do Projeto Libolo que esteve no nosso município em Julho de 2019. Depois de concluir a licenciatura, foi fazer o mestrado em Estudos Religiosos na prestigiosa Universidade de Hong Kong.

A presente tese, intitulada “Signs of Sacredness in Angolan Indigenous Ritual”, versa sobre os rituais de tradição Ambudo que Pasky teve oportunidade de assistir e registar na Aldeia do Quilumbo, Comuna do Quissongo.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A Universidade de São Paulo (USP) celebrou os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (FLP50) através de um evento que decorreu nos dias 6 a 8 de dezembro de 2021. Durante três tardes, docentes, discentes e ex-alunos do Programa estiveram reunidos, virtualmente, para trocar experiências, relembrar os grandes projetos conduzidos nas últimas cinco décadas, e debater os horizontes para o futuro das pesquisas pós-graduação daquela instituição.

A Mesa 5 do evento, realizada na tarde do dia 7, foi dedicada aos projetos internacionais mais representativos da área das Humanidades da FLP/USP nas últimas cinco décadas, tendo o PROJETO LIBOLO sido um dos selecionados para ser apresentado nesta mesa. Tratou-se de uma distinção muito honrosa e prestigiante para o Projeto Libolo, que reconheceu a importância do seu contributo para os estudos contemporâneos da Linguística de Contato e que, de certa forma, premeia o trabalho da sua equipa internacional de pesquisadores e também dos seus auxiliares de pesquisa do Libolo, bem como de todos os seus patrocinadores, autoridades do Libolo e população do Município em geral, pelo apoios, contributos e engajamentos com o projeto.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Decorreram na USP - Universidade de São Paulo (Brasil), entre os dias 18 e 20-10-2021 e entre 25 e 27-10-2021, respetivamente, o 29º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP e o III Seminário África na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).

O PL – PROJETO LIBOLO esteve representado nestes eventos com um total de 4 apresentações de iniciação científica, continuando desta forma a ampliar a sua rede de pesquisadores.

O SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objectivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições brasileiras e internacionais, bem como contribuir para a formação dos participantes. Neste Simpósio o PL esteve representado com um trabalho de autoria da Dra. Giovana Merighi de Andrade que integrou 2 das equipas de pesquisa que já visitaram o Libolo.

O III Seminário África na FFLCH teve por objectivo promover a troca de experiências, mapear as pesquisas desenvolvidas na FFLCH e divulgá-las para os estudiosos da área de fora da faculdade, estimulando os diálogos interinstitucionais. Foram apresentadas 62 pesquisas desenvolvidas por alunos ou ex-alunos da faculdade, distribuídas por 15 mesas com diferentes temáticas. Das 62 pesquisas, 10 foram de iniciação científica (3 das quais do PL), 19 de mestrado, 28 de doutoramento e cinco de pós-doutoramento.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"