Decorreram no fim de semana de 6 e 7 de Outubro as finais da edição 2018 do Girabairro Libolo, tendo consagrado como grande vencedor a equipa do Vila Real.
Os jogos de atribuição dos 4 primeiros classificados decorreram no velhinho Campo da Revolução, com a presença de algumas centenas de adeptos, com os seguintes resultados:
1º/2º lugar – VILA REAL FC 4-3 DOMINIQUEVE
3º/4º lugar – TANDO FC 2-1 KIBUMA
O Girabairro é um torneio popular de futebol de carácter recreativo, lançado em 1997 pelo Movimento Nacional Expontâneo. Trata-se de uma competição que envolve a comunidade angolana em todas as faixas etárias, visando ampliar momentos de lazer para a população futebolística informal.
Tem também como objectivo o contributo para a redução da delinquência no seio da juventude, a camada mais vulnerável da população, bem como potenciar a descoberta de novos talentos para a prática do futebol de alta competição.
Esta competição teve uma primeira edição experimental na região de Luanda, tendo sido alargada progressivamente a todo o território nacional, ao ponto de se tornar num movimento futebolístico nacional de referência.
A edição deste ano do Girabairro no nosso município teve a participação das seguintes dez equipas:
11 BRAVOS (Banza de Calulo)
CAPEMBA FC (Calulo)
DALA USO (c. Calulo)
DOMINIKEVE (Bairro Azul - Calulo)
HENGUE FC (c. Calulo)
JUVENTUDE (Calulo)
JUVENTUS DO CANÃ (Calulo)
KIBUMA FC (c. Calulo)
TANDO FC (Cabuta)
VILA REAL (Calulo)
O grande vencedor deste equilibrado torneio foi a equipa do Vila Real a quem endereçamos os nossos parabéns. Para ultrapassar as várias fases do torneio e vencer a final, a equipa do Vila Real teve de disputar um total de 11 jogos, dos quais venceu 7, empatou 2 e perdeu apenas 1, com um total de 26 golos marcados e 15 sofridos.
A grande maioria das equipas participantes são da zona urbana de Calulo, ficando a representação fora da sede municipal resumida às equipas de Dala-Uso e Hengue (ambas da comuna de Calulo) e à equipa do Tando FC da Cabuta.
A organização do torneiro esteve a cargo de José Sabuille, Mega e Pedro Hongolo, a quem endereçamos os nossos parabéns e votos para que continuem a promover o desporto no nosso município. Fazemos também votos para que sejam criadas as condições necessárias para o aparecimento de novas equipas em futuras edições deste torneio, particularmente nas comunas do Kissongo e da Munenga que não estiveram representadas na presente edição.
Da nossa parte fica a disponibilidade para promover este torneio, dando-lhe maior visibilidade.