Projeto Libolo
Projeto Libolo – nova tese de doutoramento
- Detalhes
- Escrito por admin
Foi apresentada no passado dia 31 de Outubro mais uma tese de doutoramento no âmbito dos trabalhos do Projeto Libolo.
A tese, intitulada “Aspectos prosódicos do português angolano do Libolo: entoação e fraseamento”, foi defendida na Universidade de São Paulo pelo Dr. Vinícius Gonçalves dos Santos. Nesta tese, o autor inicia os estudos em Fonologia Prosódica no Libolo, no português falado em África e abre caminhos para os estudos em Fonologia Prosódica no kimbundu e em outras línguas bantas e africanas.
Lançado livro Português na África Atlântica
- Detalhes
- Escrito por admin
Foi recentemente lançada a 2ª edição do livro “O Português na África Atlântica”, de autoria da prestigiada investigadora e coordenadora do Projeto Libolo, Professora Doutora Márcia de Oliveira, e do Professor Gabriel Antunes de Araújo.
Nesta segunda edição do livro, patrocinada pelo Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO) e voltada em especial para o público angolano, intensificam-se as conexões dos pesquisadores ligados à temática do português falado na África com instituições angolanas.
Libolo recebe conferência de nível mundial em 2020
- Detalhes
- Escrito por admin
Pela primeira vez, iremos ter no Libolo e em Angola, de 22 a 24 de julho de 2020, uma Conferência de grande dimensão mundial, reunindo mais de 50 pesquisadores de topo ligados aos estudos do Multilinguismo, do Multiculturalismo e do Contato entre Línguas envolvendo o Português e o Espanhol. Este evento, de grande impacto internacional, será acolhido pelo ISPTLO – Instituto Superior Politécnico do Libolo, em conjugação de esforços com o “Projeto Libolo”, que emprestará a esta instituição de ensino angolana todo o know-how dos seus pesquisadores na realização deste tipo de eventos.
Projeto Libolo integra Cátedra UNESCO
- Detalhes
- Escrito por admin
Mais um passo do Projeto Libolo no contributo às Ciências Humanas e em prol das comunidades do Município do Libolo, ao ser aceite como membro da Cátedra da UNESCO que tutela as Políticas de Língua para o Multilinguismo, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
O objectivo principal desta Cátedra centra-se na promoção de um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre o entendimento global para a sustentabilidade. Facilitará a colaboração entre pesquisadores de alto nível reconhecidos internacionalmente, oriundos daquela Universidade e de instituições da América Latina e do Caribe, Europa, África, Ásia e Pacífico e Europa.
Equipa do Projeto Libolo regressa para mais uma época de trabalho de campo
- Detalhes
- Escrito por admin
Os Coordenadores e membros do Projeto Libolo, representantes oficiais da Administração Municipal do Libolo, do ISPTLO (Instituto Superior Politécnico do Libolo) e representante dos alunos chineses da Universidade de Macau, que constituem a equipa que iniciará a jornada de actividades no Libolo em 2019, foram ontem recebidos pelo Sr. Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China na República de Angola, a quem apresentaram cumprimentos e agraciaram com o Livro do “Projeto Libolo”, recebendo também felicitações pelo trabalho desenvolvido em prol das ciências humanas e pelo contributo que o Projeto tem dado aos dois países.
Projeto Libolo numa conferência em Lisboa
- Detalhes
- Escrito por admin
O Projeto Libolo vai estar presente na 19ª Conferência Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) que este ano decorrerá nas instalações da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 17 e 19 de Junho.
O Prof. Doutor Carlos Figueiredo (Universidade de Macau) e Prof. Doutora Márcia Oliveira (USP - Universidade de São Paulo) integrarão o Comité Científico desta conferência e apresentarão no dia 18 de Junho, com a colaboração da Dra. Maria de Lurdes Zanoli e da Dra. Giovana Merighi, um estudo intitulado “A partícula ya: um traço discursivo do Alemão no Português falado no Libolo”.