O Calulense General Higino Carneiro vai lançar a sua segunda obra literária denominada “As Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola”. 

O lançamento desta obra ocorrerá já amanhã, dia 10 de Fevereiro de 2023, no restaurante Alma-Quinta Real, em Talatona-Luanda, pelas 18 horas, com apresentação do Tenente-General Miguel Júnior “Michel”.

Nesta obra, composta por 11 capítulos distribuídos por 544 páginas, o autor conta os meandros das grandes batalhas por quem testemunhou e viveu os momentos de angústia e de incerteza nas batalhas de Ntó, Luanda, Luena, Kifangondo, Ebo e Cangamba, entre outras. O prefácio foi da responsabilidade do General João Luís Neto “Xietu”.

Programa da apresentação do livro

17.00h - Chegada dos Convidados e Leitores interessados | Venda da Obra

17.30/18.00h - Intervenção do Mestre de Cerimónia (Ikuma Bamba) | Intervenção do Apresentador do Livro (Ten. Gen. Miguel Júnior) | Intervenção do Autor do Livro (Gen. Higino Carneiro)

18.30h - Concerto da Orquestra Sinfónica Maria Carolina

19.15h - Cocktail com música da Banda Raízes de Cabo Verde

Nota Especial: Exposição de Arte “do Lixo ao Luxo

Breve Biografia do autor

Francisco Higino Lopes Carneiro nascido em Calulo em 1955, é descrito como "o senhor negociador da paz", tendo ao longo do seu percurso integrado as delegações governamentais nas negociações com a UNITA em acordos como o de Alto Kauango, no Moxico, em 1991, que deu origem a vários outros para o alcance da paz definitiva no país.

Participou em quase todos os processos ou iniciativas para a paz em Angola, ocupou vários cargos no aparelho do Estado e das Forças Armadas com destaque para o de vice-presidente da Assembleia Nacional, ministro das Obras Públicas, vice-ministro Sem Pasta para o Processo de Paz, vice-ministro da Administração do Território, governador das províncias de Luanda, Cuanza Sul e Cuando Cubango.