Com objectivo de reflectir a respeito do Dia de África e comparar os dois Movimentos foi realizado um debate dos alunos da 9ª Classe do Colégio Dom Bosco, para uma reflexão profunda sobre a data.
O dia 25 de Maio, considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente africano.
Naquilo que são actividades Extra Escolares, sob o tema “Pan-africanismo e Ocidentalismo”, foi realizado um debate com os alunos da classe de exame, organizado pelo professor de História do Colégio Dom Bosco, Onésio Sobral.
O Pan-africanismo é uma doutrina que propõe a união de todos os povos da África como forma de potencializar a voz do continente no contexto internacional.
Ocidentalismo é um processo por que sociedades não ocidentais recaem sob a influência da cultura ocidental em questões tais como indústria, tecnologia, lei, política, economia, estilo de vida, dieta, língua, religião ou valores ocidentais.
A mesa foi constituída pelos Professores Onésio Sobral (Moderador); Rodnel Ventura (Presidente de Júri); Raimundo Eduardo (1° vogal); Farias Cabanga (2° volgal); Samuel Ganga (2⁰ vogal); Velinho José (Convidado) e Dásio Francisco (Convidado).
Assistiram ao Debate o Director da Escola, Padre Romão Mascarenhas, pais e encarregados de Educação e alunos de outras Escolas.
No final, o debate serviu para avaliar os alunos, a sua capacidade de aprendizagem dos conhecimentos ministrados pelo professor na Classe de exame da referida Escola.